Bandeiras dos Estados Brasileiros

São duas Seriés de cartões da Telemar , uma contendo 12 Cartões e outra 14 !!

Serié com 12 Cartões                                                                                                  
Bandeira do Paraná
  A Bandeira da terra dos araucárias.
 O círculo azul no centro da bandeira representa o céu com o Cruzeiro do Sul na mesma posição em que estava , no dia em que Dom Pedro II assinou a lei que criava a província do Paraná . A esfera apresenta ainda uma faixa com o nome do estado em verde . Os ramos nas laterais simbolizam a mata de araucárias , à direita , e a erva-mate , à esquerda , ambas muito comuns na região . O Branco é a paz e o verde representa suas florestas . 

  + Sobre o cartão:
01 de 12  Tiragem:  56.500    Ano: 11 / 2005


                                                                                                                                    
Bandeira de Minas Gerais
  Dos tempos de Tiradentes.
 A bandeira de Minas Gerais teve sua origem na Inconfidência Mineira , movimento que visava a liberação do Brasil Colônia dos dominios da Coroa Portuguesa , em 1789. O triângulo vermelho simboliza a Santíssima Trindade e também os ideais da Revolução Francesa : liberdade , igualdade e fraternidade . O branco representa a paz tão desejada pelos inconfidentes . A frase em latim extraída da obra do poeta latino Virgílio , significa ''Liberdade , ainda que tardia'' .

+ Sobre o cartão:
02 de 12  Tiragem:  56.500    Ano: 11 / 2005


                                                                                                                                   
Bandeira de Santa Catarina 
 O estado mais alemão do Brasil.
 Um dos estados mais ricos e promissores do país , Santa Catarina possui uma bandeira de forte presença e com elementos igualmente significativos . O losango verde representa a rica vegetação ; no brasão central , a águia simboliza toda a força produtiva catarinense: as lavouras das serras e do litoral são representadas pelo trigo e o café ; e a chave , a posição estratégica do estado .

+ Sobre o cartão:
04 de 12  Tiragem:  241.670    Ano: 12 / 2005


                                                                                                                                   
Bandeira do Rio de Janeiro 
 Uma bandeira bonita por natureza.
 O brasão no centro da bandeira traz a Serra dos Órgãos , com o pico do Dedo de Deus . A águia alçando vôo é portadora de uma mensagem de confiança e esperança . Na metade inferior do brasão , o verde representa a Baixada Fluminense e o azul , o mar de suas praias . O escudo redondo lembra a promulgação da primeira Constituição do Estado . A união dos fluminenses é simbolizada pelo cordão de ouro que circunda o brasão . Nas laterais , a haste de cana e o ramo de cafeeiro representam os principais produtos da terra . No topo , o timbre e a estrela Delta de prata simbolizam o Estado do Rio de Janeiro na Bandeira Nacional .

+ Sobre o cartão:
06 de 12  Tiragem:  140.333    Ano: 01 / 2006


                                                                                                                                    
Bandeira do Maranhão 
 A poesia de uma bandeira.
 A curiosidade sobre esta bandeira é que foi idealizada por um poeta , o maranhense Joaquim de Souza Andrade , conhecido como Sousândrade. Sua Inspiração foi a bandeira dos Estados Unidos . As listras vermelhas , branca é preta representam as raças que formam o povo brasileiro : o índio , o português e o africano . A estrela branca simboliza o Estado do Maranhão no céu do Brasil . Na terra dos sobrados de azulejos , do bumba - meu - boi e de Gonçalves Dias , a poesia utrapassa os versos.

+ Sobre o cartão:
07 de 12  Tiragem:  140.333    Ano: 01 / 2006


                                                                                                                                    
Bandeira do Rio Grande do Sul
 A bandeira de um ideal revolucionário.
Esta bandeira foi criada na época da Revolução Farroupilha (1835 - 1845) , quando Júlio de Castilho e seus companheiros lutaram pela proclamação da República rio-grandense-do-sul . Há várias interpretação a respeito do simbolismo das cores . Uma das mais aceitas diz que o verde representa as paisagens , o amarelo , o ouro e o vermelho , o pudor , a honra e os brios do povo gaúcho . Uma outra sugere que o verde é a eterna primavera brasileira , o amarelo , a riqueza do solo pátrio e o vermelho , o entusiasmo . Um elaborado brasão de armas ao centro traz , entre outros elementos ramos de fumo e de erva-mate .

+ Sobre o cartão:
08 de 12  Tiragem:  37.500    Ano: 01 / 2006


                                                                                                                                    
Bandeira do Distrito Federal
 A bandeira da capital do Brasil
A Cruz de Brasília  , ao centro , simboliza a herança indigena : as quatro setas representam flechas e a força que emana do centro em todas as direções . A cor amarela da cruz , juntamente com o retângulo verde que a emoldura ,  promete fidelidade às cores nacionais . O branco da bandeira simboliza o espírito pacifista do país .

+ Sobre o cartão:
12 de 12  Tiragem:  20.800    Ano: 03 / 2006




Veja Também:

Série Bandeiras dos Estados Brasileiros com 14 Cartões 



Termos de Busca:                                                                                                                                                   
 Bandeiras Brasileiras e seus significados , Significado da bandeira do estado do paraná  , Significado da bandeira do estado de Minas gerais  , Significado da bandeira do estado de santa catarina  , Significado da bandeira do estado do rio de janeiro  , Significado da bandeira do estado do maranhão  , Significado da bandeira do estado do rio grande do sul  , Significado da bandeira do distrito federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário